Fotos da lua da Samsung são falsas: provas de uso de IA para adicionar detalhes

Experimento comprova que fotos da lua da Samsung são enganosas e adicionam detalhes com uso de IA

As fotos da lua que foram divulgadas pela Samsung como sendo capturadas pelos smartphones Galaxy S23 Ultra estão sendo consideradas falsas. Um usuário do Reddit, ibreakphotos, que conduziu um teste com o “zoom espacial” da Samsung, afirmou que uma inteligência artificial (IA) é usada para aperfeiçoar as fotos, resultando em imagens que não são genuínas.

fotos lua samsung

O usuário ibreakphotos, que fez as acusações, explicou que conduziu um teste simples, baixando uma imagem do satélite natural da Terra em alta resolução e reduzindo a imagem para 170×170 pixels, desfocando a imagem para remover os detalhes sem poder recuperá-los. Ele então colocou a imagem em tela cheia no monitor, foi para o outro lado da sala, apagou as luzes e tirou uma foto da lua pixelizada com o celular, dando zoom na tela. Ao desativar o Otimizador de cena, ele pôde ver a imagem real da lua capturada pelo Samsung Galaxy S23 Ultra.

Publicidade

O responsável pelos testes observou que uma IA treinada para reconhecer o objeto coloca as crateras no lugar, produzindo uma imagem falsa. Como a face da lua vista da Terra não muda, o treinamento da IA é simples, precisando apenas adicionar a textura. O usuário ainda criticou a abordagem da Samsung, afirmando que pode ser considerada fraudulenta por utilizar uma inteligência artificial para gerar uma imagem, ao invés de adotar mecanismos de aperfeiçoamento de fotos.

Você pode ver o conteúdo original no Reddit aqui!

Samsung “space zoom” moon shots are fake, and here is the proof
by u/ibreakphotos in Android

Confira a discussão traduzida em português:

As fotos da Samsung “space zoom” da lua são falsas, e aqui está a prova

Muitos de nós testemunhamos as fotos impressionantes da lua tiradas com as últimas lentes de zoom, começando com o S20 Ultra. No entanto, sempre tive dúvidas sobre sua autenticidade, pois elas parecem quase perfeitas demais. Embora essas imagens não sejam necessariamente falsificações completas, elas também não são totalmente genuínas. Deixe-me explicar.

Houve muitos debates sobre isso, e muitas pessoas acreditam que as fotos da lua são reais (inputmag) – até mesmo o MKBHD afirmou em um popular curta do youtube que a lua não é uma sobreposição, como a Huawei foi acusada no passado. Mas ele não está correto. Então, embora muitos tenham tentado provar que a Samsung falsifica as fotos da lua, acho que ninguém conseguiu – até agora.

O QUE EU FIZ

1. Eu baixei essa imagem de alta resolução da lua da internet – https://imgur.com/PIAjVKp

2. Eu diminui a imagem para 170×170 pixels e apliquei um desfoque gaussiano, para que todos os detalhes sumissem. Isso significa que não é recuperável, a informação simplesmente não está lá, está digitalmente desfocada: https://imgur.com/xEyLajW

E uma versão ampliada 4x para que você possa apreciar melhor o desfoque: https://imgur.com/3STX9mZ

3. Eu coloquei a imagem em tela cheia no meu monitor (mostrando-a em 170×170 pixels, desfocada), me afastei do outro lado da sala e desliguei todas as luzes. Ampliei a imagem no monitor e voilà – https://imgur.com/ifIHr3S

4. Esta é a imagem que eu obtive – https://imgur.com/bXJOZgI

INTERPRETAÇÃO

Para colocar em perspectiva, aqui está um lado a lado: https://imgur.com/ULVX933

No lado a lado acima, espero que você possa apreciar que a Samsung está utilizando um modelo de IA para colocar crateras e outros detalhes em lugares que eram apenas um borrão confuso. E eu tenho que enfatizar isso: há uma diferença entre processamento adicional, como a super-resolução, quando vários quadros são combinados para recuperar detalhes que seriam perdidos, e isso, onde você tem um modelo específico de IA treinado em um conjunto de imagens da lua, a fim de reconhecer a lua e aplicar a textura da lua nela (quando não há detalhes a serem recuperados no primeiro lugar, como neste experimento). Isso não é o mesmo tipo de processamento que é feito quando você está ampliando algo diferente, quando aquelas múltiplas exposições e dados diferentes de cada quadro contribuem para algo. Isso é específico para a lua.

CONCLUSÃO

As fotos da lua da Samsung são falsas e a publicidade da empresa é enganosa. Ela adiciona detalhes onde não há (neste experimento, eles foram intencionalmente removidos). Neste artigo, eles mencionam múltiplos quadros, múltiplas exposições, mas a realidade é que é a IA que faz a maior parte do trabalho, não a óptica, que não é capaz de resolver os detalhes que você vê. Como a lua está presa à Terra, é muito fácil treinar seu modelo em outras imagens da lua e apenas aplicar essa textura quando algo parecido com a lua é detectado.

A Samsung diz: “Nenhuma sobreposição de imagem ou efeito de textura é aplicado ao tirar uma foto, porque isso faria com que objetos semelhantes compartilhassem os mesmos padrões de textura se uma detecção de objeto fosse confundida pelo otimizador de cena”. Isso pode ser tecnicamente verdade, mas na realidade e sem todo o jargão tecnológico, é isso que está acontecendo. É uma textura da lua.

Se você desligar o “otimizador de cena”, você obtém a imagem real da lua, que é uma confusão borrada (como deveria ser, dado a óptica e o sensor que são usados).

Para enfatizar ainda mais meu ponto, eu borrei ainda mais a lua e recortei os destaques, o que significa que a área acima de 216 em brilho fica recortada para branco puro – não há detalhes lá, apenas um bloco branco – https://imgur.com/9XMgt06

Eu ampliei o monitor que mostrava essa imagem e, adivinhe, novamente você vê detalhes adicionados, até mesmo nas partes que eu recortei explicitamente (tornando-as completamente brancas): https://imgur.com/9kichAp

Resumindo, a Samsung está usando IA/ML (rede neural treinada em centenas de imagens da lua) para recuperar/adicionar a textura da lua em suas fotos da lua, e enquanto alguns acham que isso é uma capacidade da câmera, na verdade não é. Não é afiação, não está adicionando detalhes de múltiplos quadros porque, neste experimento, todos os quadros contêm a mesma quantidade de detalhes. Nenhum dos quadros tem crateras etc., porque eles são intencionalmente borrados, ainda assim a câmera milagrosamente sabe que eles estão lá. E nem comece com a interpolação de movimento em seu “super slow-mo”, talvez isso seja assunto para outro post no futuro.

EDIT: Obrigado pelos votos (e prêmios), eu realmente aprecio! Se você quiser me seguir em outro lugar (já que não sou muito ativo no Reddit), aqui está meu IG: @ibreakphotos

EDIT2 – IMPORTANTE: Novo teste – eu editei uma lua ao lado da outra (para ver se uma lua receberia o tratamento de IA, enquanto outra não), e consegui convencer a IA a fazer exatamente isso.

Esta é a imagem que usei, que contém 2 luas borradas: https://imgur.com/kMv1XAx

Eu repliquei minha configuração original, fotografei o monitor de longe, e obtive isso: https://imgur.com/RSHAz1l

Como você pode ver, uma lua recebeu o “aperfeiçoamento de IA”, enquanto a outra mostra o que era realmente visível ao sensor.

Publicidade
ibreakphotos 13144919307296
Imagem real fotografada x imagem entregue pelo Samsung Galaxy S23

Polêmica não é nova

Vale ressaltar que a polêmica não é nova. As fotos lunares da Samsung já foram questionadas desde 2020, com o lançamento do recurso de Zoom Espacial de 100x no S20 Ultra. Em 2021, os resultados obtidos pelo Galaxy S1 Ultra com fotos da Lua também foram colocados em xeque.

Fraude na publicidade

A fraude na publicidade pode ter graves consequências para a Samsung. As falsificações das fotos da lua podem ser consideradas uma violação das práticas de publicidade ética, podendo prejudicar a imagem da empresa junto ao público e causar problemas jurídicos.

A Samsung ainda não se manifestou sobre as acusações, mas deve tomar medidas para esclarecer a situação e garantir a transparência em suas práticas publicitárias.

Leticia Sciola

É uma psicóloga com especialização em Neuropsicologia e Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia. Com 30 anos de idade, ela é esposa de Rafael Gouveia, fundador e principal redator do Media Manager. Embora sua carreira principal seja na área de psicologia, Leticia também contribui ocasionalmente com conteúdo relacionado a redes sociais no Media Manager. Ela é uma entusiasta das redes sociais e se mantém atualizada sobre as novidades dessa área. Leticia é uma profissional dedicada e qualificada, com um forte compromisso em ajudar os outros, além disso, é mãe da pequena Maju.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo