Autor de Ficção Científica Cria 97 Livros com Auxílio de Inteligência Artificial

Tim Boucher revela como a IA tem revolucionado o mundo da literatura.

O escritor de ficção científica Tim Boucher divulgou que produziu nada menos que 97 livros em apenas nove meses, com um auxílio bastante especial: a inteligência artificial (IA). Em um artigo publicado na revista Newsweek, Boucher revelou que utilizou três ferramentas de IA – Midjourney, ChatGPT e Claude da Anthropic – para a realização de suas obras​​.

Autor de Ficção Científica Cria 97 Livros com Auxílio de Inteligência Artificial
Tim Boucher, autor de ficção científica, revoluciona a literatura com o uso de Inteligência Artificial.

Cada um dos seus livros apresenta de 2.000 a 5.000 palavras, além de contar com 40 a 140 imagens geradas por IA. Segundo Boucher, o processo de criação e publicação de um livro com o auxílio dessas ferramentas de IA leva, em média, de seis a oito horas. No entanto, alguns títulos puderam ser finalizados em apenas três horas​​.

Publicidade

Boucher não parece satisfeito com o número atual de livros produzidos. O autor compartilhou com a Insider seus planos de chegar a “pelo menos 1.000 livros, se não mais”. Ele acrescentou:

“Minha teoria é que, em um futuro não muito distante, haverá ferramentas que me permitirão juntar todas as partes distintas em combinações novas e interessantes”​​.

Os livros do autor estão sendo vendidos online por valores entre $1.99 e $3.99​​. Em seu artigo para a Newsweek, Boucher expressou seu entusiasmo com o uso de IA em seu trabalho criativo: “A IA provou ser um catalisador notável para o meu trabalho criativo. Ela me permitiu aumentar minha produção mantendo a qualidade consistente e me permitiu mergulhar na construção de mundos complexos com uma eficiência que eu jamais poderia ter alcançado de outra maneira”​​.

A utilização de IA na criação de livros tem se tornado cada vez mais comum. Nos últimos meses, houve uma inundação de romances gerados por IA no mercado. Em fevereiro, o ChatGPT foi creditado como autor ou coautor em mais de 200 títulos na livraria da Amazon. Alguns dos gêneros mais populares foram guias de IA e livros infantis​​.

Publicidade

Um exemplo notável foi o do gerente de design de produto de uma empresa de tecnologia financeira em San Francisco, Ammaar Reshi. Ele relatou à Insider que escreveu e ilustrou um livro infantil em 72 horas usando o ChatGPT e o Midjourney. O livro de Reshi, “Alice e Sparkle”, viralizou no Twitter, mas foi recebido com intensas críticas por parte de criativos. Alguns estavam chateados com o modo como os geradores de imagens de IA utilizam seu trabalho, enquanto outros questionaram a qualidade da escrita​​.

Até o momento, Boucher não respondeu ao pedido de comentário feito pela Insider, que foi realizado fora do horário comercial habitual​.

Fonte: Insider

Rafael Gouveia

Especialista em SEO, Wordpress e Marketing Digital, Rafael tem 38 anos e é um apaixonado por tecnologia, computadores, videogames e chopp gelado. É o fundador e principal redator do Media Manager, além de atuar como programador, analista e gerente de mídias sociais. Rafael também escreve e compartilha dicas no blog RG Games, que leva o seu nome, e possui alguns canais no YouTube. Nos finais de semana, ele solta a voz como cantor. Além disso, é pai da pequena Maju.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo